terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

dislexia

     Dislexia é um distúrbio na leitura afetando a escrita, normalmente detectado a partir da alfabetização,período em que a criança inicia o processo de leitura de textos.Seu problema torna-se bastante evidente quando tenta soletrar letras com bastante dificuldade e sem sucesso .Porém se a criança estiver diante de pais ou professores especialistas a dislexia poderá ser detectada precocimente,pois a criança desde pequena já apresentam algumas caracteristicas que denunciam suas dificuldades.
       A dislexia é genética e hereditaria,se a criança possuir pais ou outros parentes dislexicos quanto mais cedo for realizada o diagnóstico melhor.
        È importante que o professor conheça essa dificuldade, pois na maioria das vezes é ele o primeiro,a detectar o problema,nesse caso cabe a ele acomunicar á direção da escola,que em seguida poderá emcaminhar a criança para passar pelo processo de avaliação realizada por uma equipe multidiciplinar especializada.
         Quando o professor não conhece o problema,não sabe lidar com essa situação,e acaba discriminando o aluno e atribuindo-lhe adjetivos como: burro,preguiçoso,lerdo etc.
           E atravéz do conhecimento dessas dificuldades que o professor poderá desenvolver uma metodologia,que atenda as necessidades do dislexico.Atribuindo lugares especiais na sala e oferecendo um atendimento individualizado,melhorando assim suas aulas e obtendo a confiança do aluno.

Discentes: Francisca e Jaisse

Nenhum comentário:

Postar um comentário